quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Raio-X - Royce Gracie

Boa noite amigos,
Inaugurando mais uma vez, um novo marcador. Esse com o nome de Raio-X, tem como objetivo, mostrar a ficha técnica dos lutadores de MMA.

Hoje, como é o primeiro, acredito que devo começar com chave de ouro, então é claro, Royce Graice, campeão de três edições do UFC, sendo as duas delas no UFC 1 - The Begining e UFC 2 e o responsável pelo BJJ se tornar um fenômeno mundial. Com vocês, Royce Gracie.

Royce Gracie nasceu em 12 de Dezembro de 1966 no Rio de Janeiro, filho da lenda Hélio Gracie.
Com apenas 8 anos, Royce já começou a competir, aos 16 já era faixa azul de JJ e aos dezoito, faixa preta. Um ano depois, ele foi convidado pelo seu irmão Rorion, para viver nos Estados Unidos da América, a ensinar o JJ aos americanos. Sem saber nada de inglês, Royce aceitou e se mudou para Califórnia. Ele competiu em uma série de torneios no Brasil e nos Estados Unidos, onde alcançou um cartel de 51 vitórias e 3 derrotas.

Carreira no MMA - O começo
Fruto de uma idéia de Rorion e a empresa Art Davie, o UFC (Ultimate Fighiting Championship), seriam de 8 lutadores, com chaveamento simples no modelo de torneio eliminatório, com poucas regras (quase nenhuma), onde o prêmio seria de USD 50,000. A idéia básica seria de como vários estilos de artes marciais se sairiam, uma contra a outra. Enquanto a empresa Art Davie queria escolher o irmão mais velho e mais forte Rickson, Rorion optou por colocar Royce no torneio e representar o estilo de luta da família.

Na primeira luta, Royce derrotou Art Jimmerson, um lutador de boxe. Na segunda luta, Royce enfrentou Ken Shamrock, e mais uma vez, Royce ganhou a luta, mas dessa vez por finalização, estrangulamento. Ken após a luta disse que Royce usou o kimono para se beneficiar da luta, um protesto, pois não havia sido permitido o uso de suas botas pela organização do evento, falando assim que as regras estariam favorecendo o brasileiro, que logo após a luta, tratou de informar que a técnica pode ser utilizada sem kimono.
Na luta final, Royce derrotou o campeão mundial de Savate, Gerad Gordeau, por finalização, se tornando assim o primeiro campeão mundial do UFC.

Um ano depois, Royce continuou a lutar no UFC 2, ganhando notoriedade e lutas, como contra Patrick Smith (113Kg), o campeão europeu de Judo, Remco Pardoel e Kimo Leopold. A luta final foi contra Dan Savern que ficou por cima (118kg) de Royce quase a luta toda, em torno de 36 minutos (na época não existia round nem tempo limite), quando Royce reverteu a posição, aplicando um triângulo e finalizando Savern. Um fato curioso é que a luta foi vendida por PPV, e existia um tempo limite, do qual foi excedido, assim os compradores não viram o final da luta!

Em 1995, foi criada a regra de tempo, e Ken foi então um sobrevivente das investidas de Royce, onde arrancou um empate, até hoje discutido.

No UFC 45, dez anos de UFC, Ken e Royce foram introduzidos no Hall da Fama do UFC, homenagem aos atletas de notoriedade do esporte, e Dana disse:
Ken, Dana e Royce
            -"Nos sentimos que não existem hoje, mais merecedores dessa honraria do que Ken e Royce. Suas contribuições para o esporte, dentro e fora do octógono nunca será igualada"

Pride
Após uma parade de 5 anos, Royce retorna ao MMA, no evento japonês, Pride. Estreou com vitória contra Nobuhiko Takada, pode decisão unânime.
Dia 5 de maio de 2000, para muitos amantes de luta, umas das mais emocionates lutas de todos os tempos, Gracie vs. Sakuraba, conhecido como o "Caçador de Gracies", pois já havia vencido Royle, depois ganhará do próprio Royce, Renzo e Ryan. O combate durou quase uma hora e meia, pois não haveria tempo limite nem interrupção dos juízes, somente vitória por nocaute ou finalização. Royce finaliza Sakuraba, que bate, então o árbitro não vê, Royce afrouxa a chave e Sakuraba volta à luta como se nada tivesse acontecido. No final, o corner de Royce joga a toalha, após uma fratura no pé.

Entre 2003 e 2007, Royce fez 5 lutas, ganhou de Chad Rowan e Sakuraba, pelo K-1 Dynamite . Empatou com Yoshida e Tokoro e perdeu para Matt Hughes em 2006 em sua última luta pelo UFC.

Recentemente, foi anunciada a volta do UFC no Brasil, onde Royce estava presente e deu a seguinte declaração:
Royce Gracie
             -"Esse retorno do UFC no Brasil me tocou, me fez sentir o desejo de voltar ao octógono. Tudo tem que ser negociado com Dana. Vamos esperar"

Tributo à Royce Gracie - Vídeo

ENJOY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário